terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento

Ato de depor em juízo, pelo qual uma pessoa, denominada testemunha, faz suas declarações perante a autoridade que a convocou ex officio ou em atenção a pedido deferido por ela. O depoimento, na técnica jurídica, é o meio de prova. A testemunha, ou depoente, alude, em seu depoimento, aos fatos trazidos ao conhecimento do julgador da causa, e assim se insere como elemento fundamental do processo em andamento.

Mãe Heroína 


Eu tenho a melhor mãe do mundo, eu tenho uma mãe que me entende, tenho uma mãe que está sempre presente, tenho uma mãe que me dá os melhores conselhos do mundo, tenho uma mãe que briga comigo, mas depois me faz entender que é para o meu bem. 
Mãe, obrigada por tudo, pois eu não sei nem como te agradecer por tudo que fez e ainda faz por mim. Eu te amo muito.

Pamfleto

Um folheto, ou panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.


Panfleto de Rock


Folder

folder  ou prospecto  é o nome que designa um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras.
O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.


Rótulo

Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem.
O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É uma forma de dar alguma vida a uma embalagem.

Rótulo de barra de chocolate


Carta do leitor

Os leitores de jornais e revistas têm um espaço nesses veículos de comunicação reservado para suas sugestões, críticas, opiniões e reclamações.
Dessa forma, o leitor tem a oportunidade de participar da formação da opinião pública, sempre que discordar de alguma informação, ou quiser, por exemplo, dar uma sugestão.
Os jornais e as revistas noticiam muitos fatos, mas em algumas situações o leitor concorda com o que foi dito, em outras discorda. Assim, ele tem espaço para suas manifestações.

Ex.:

     Ao ler o texto "Minha roupa é mais cara que a sua" de Thaís Rocha, acredito realmente que hoje estamos vivendo em um mundo completamente consumista, onde o ter é mais importante do que o ser.
     Após prestar bastante atenção as pessoa a minha volta, tive que concordar com a autora em alguns pontos e venho dizer que realmente as pessoas são julgadas pelo que usam e aquelas que não possuem o que está "na moda" são bem humilhadas. Tudo isso é culpa da mídia que lança um produto que é apresentado como o melhor e que se o adolescente não tem é julgado como ninguém.
      Então, para que isso tenha fim, deve começar por nós mesmos, parar de reparar o que as pessoas vestem e ver o seu verdadeiro valor.
Desde já obrigada!

Carta ao leitor

É alguma informação ou explicação que alguém deseja dar ao povo. 

IFNMG

       O Instituto Federal é o lugar certo para você que se interessa por uma boa qualidade de ensino.
       No instituto temos laboratórios químico, de informática e biologia. Temos também um ginásio e uma biblioteca maravilhosa.

Artigo de opinião

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

Cotas para negros

        Ultimamente está sendo bastante discutido sobre as cotas para negros. Uns concordam, outros não. Mas enfim, o que é o certo.
        Para mim, todos somos capazes de conseguir uma vaga em uma faculdade boa, através de nosso esforço. Digo isso até mesmo porque a maioria das pessoas que são negras não concordam com essa ideia de receber uma ajuda no momento de ingressar em uma universidade através de sua raça, para muitos negros, receber essa ajudinha é como se estivesse sendo tratados com inferioridade, o que não deve ser feito. Eles mesmos já se acham capazes de conseguir o que querem com seu próprio esforço.
        Enfim, concordo com a ideia de que capacidade eles tem, só basta esforço.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bilhete

Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel.


Ex.:


Mãe,
Fui fazer trabalho escolar na casa de Danny, acho que não vou demorar.
Beijos, Sabrina

Ofício

Qualquer atividade especializada de trabalho; profissão; emprego; meio de vida.
Forma de correspondência no serviço público oficial entre autoridades da mesma categoria ou de inferiores a superiores hierárquicos.


OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO

Ofício nº 123/13


Senhor José Ferreira

Administrador
Fox Contabilidades



Eu, Sabrina Nunes Rodrigues, brasileira, solteira, estilista, inscrito no CPF sob o nº 000000000-00 residente e domiciliado à Rua das Preguiças, sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência quais foram os serviços exercidos de vossa empresa para a minha empresa com a finalidade de deixar transparente aos meus funcionários o serviço de nossa empresa.

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração. 


Arinos-MG, 03 de Junho de 2013


Sabrina Nunes Rodrigues

Conta

As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

Ex.:

(6+10) * 0 = 0


Paródia

paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de inter textualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.

Paródia da música A Culpa - Maria Gadú

Valores

Ah, que se os valores não são mais como antes
Meu jovem
Deve ser culpa do mundo que gira
Ou da sociedade
Que muda
Deve ser da falta de atenção
Que vem se abrangendo dia-a-dia 
Com pressa
Sem calma

Dos gestos que acabam
Se esgotam de vez
Jovem
Faça isso por si
Conserve os valores bonitos que recebeis

Não vale a pena viver por viver,
Mudança de véspera
Fugir
Diante das causas
Lembrar de rolar um pranto, enfim

Não deixe o valor se acabar 

Romance "Capa"

A capa de livro constitui um formato com características muito particulares no contexto
do design gráfico, uma vez que reúne em si um conjunto diversificado de funções. Surge
como um mecanismo fundamentalmente prático, com o fim de proteger o miolo do livro,
e que rapidamente ao longo da história acumula outros propósitos. A inclusão do título
da obra e nome do autor permitiram que adquirisse também um papel informativo, ao
passo que a decoração do espaço disponível passou a constituir uma forma de
identificação e distinção do livro. 


Declaração



A declaraçãoé um tipo de texto muito ligado às situações cotidianas, que constitui-se num relato proferido por alguém a favor de outra pessoa, procurando evidenciar uma verdade em que se acredita. 

Contrato

Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos.

Carta pessoal

carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizada na comunicação com amigos, parentes ou com cônjuges. Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial. Nesse caso o remetente é a própria pessoa que assina a correspondência.
No modelo à carta pessoal, existem regras fixas para escrevê-la. Afora a data, o nome (ou apelido) da pessoa a quem se destina e o nome (ou apelido) de quem a escreve, a forma de redação de uma carta pessoal é extremamente particular.
No processo de comunicação (e a correspondência é uma forma de comunicação entre pessoas), não se pode falar em uma linguagem correta, mas em uma linguagem que seja adequada. Um bom exemplo disso é: Não falamos do mesmo modo com uma criança como falamos com um adulto.



Debate

Ação de discutir uma questão; discussão, polêmica: tomar parte num debate.


Exemplo de debate


Assunto abordado no Debate: Participar da igreja


Discussão entre Gabriela e Sabrina. (Gabriela é contra, e Sabrina a favor).


-Sabrina por que você é a favor da participação de uma pessoa na igreja?


-Porque mesmo através da oração, a pessoa não se mantém totalmente próxima a Deus, e ir 


a igreja é uma forma de sacrificar um pouco do seu tempo para conhecer mais sobre como 


foi a vida das pessoas com Deus antigamente. E esse conhecimento nos faz ligar mais à ele.


-Gabriela por que você não é a favor da participação das pessoas na igreja?


-Eu acho que para uma pessoa acreditar que Deus existe, ela não precisa sair de casa para 


ir a igreja. A oração já a leva mais próxima de Deus. Além de que, sou contra a alguns 


pensamentos que a igreja tem, principalmente aos que são ligados a cultura de outros povos,


ou até mesmo a maneira como cada um vive.

domingo, 2 de junho de 2013

Bibliografia


        Bibliografia é a relação de livros que utilizou para sua pesquisa.

nome do autor começando pelo sobrenome em letras maiúsculas, vírgula, nome ou apenas a primeira letra,ponto, nome do texto utilizado. In: título do livro em itálico, dois pontos, editora, ponto, edição,ponto, Estado da publicação,dois pontos, nome da editora, vírgula, ano de publicação, páginas utilizadas.
EX: TORRES, R.M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: O banco Mundial e as políticas educacionais. S.Paulo: Cortez, 1996, p.1-14.

Bibliografia do Texto Descobrir para crescer


RODRIGUES, S. Descobrir para crescer. Descobertas:. 1ª edição. MG: Agora, 2013, p. 10-15.

Biografia

Biografia é a história escrita da  vida de uma determinada pessoa. 

Biografia de Sabrina Nunes Rodrigues


        Sabrina Nunes Rodrigues (1997) é estudante do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos.
        Sabrina nasceu na cidade de Arinos-MG. Começou a estudar com cinco anos. Ao chegar na metade da primeira série do Ensino Fundamental, teve de passar a estudar em uma escola da zona rural, onde sua mãe começou a ministrar aulas para a segunda série do ensino fundamental. Já estudou em várias escolas da zona rural. Quando estava cursando o quarto ano do ensino fundamental, ganha o prêmio de primeiro lugar com a melhor redação PROERD, pela E. M. João Fernandes Pitangui. Teve uma infância muito proveitosa. 
        Inicia o sexto ano do ensino fundamental já na cidade novamente, pois sua mãe pega guarda de um tio deficiente intelectual, que necessita de uma escola especial (a APAE) para estudar. A mãe da Sabrina consegue então um cargo de professora na APAE Arinos, (onde permanece até esse ano de 2013) facilitando assim a criação do novo membro da família.
        Na nova escola, quando já estava no oitavo ano do ensino fundamental, Sabrina recebe um troféu de segundo lugar em uma competição de paródias. Na mesma escola já ganhou outros prêmios como: melhor máscara de carnaval e melhor desenho carnavalesco, onde os mesmos foram confeccionados pela própria.
        No ano de 2012 participa do processo seletivo para conseguir uma vaga no Instituto Federal do Norte de Miras Gerais - Campus Arinos, onde consegue se classificar no segundo lugar, concorrendo 60 vagas com mais de 100 pessoas.
        Sabrina pretende fazer uma faculdade de estilismo, pois sempre foi interessada por moda e sempre gostou de criar modelos extravagantes e diferentes.

Notícia

        Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente.

Mulher sai do coma depois de 5 anos


        Depois de ter ficado e anos em coma, Marcilene acorda com uma boa saúde, mas com poucos problemas na memória.
        Marcilene teria entrado em coma logo após sofrer um acidente de carro a caminho de Arinos-MG. No carro estavam com ela seu marido José, e seu filho Felipe, que faleceram no momento do acidente.
        Os médicos que ficaram observando Marcilene durante todo esse período, informam que o caso ocorrido é raro, já que Marcilene teve várias fraturas na cabeça, onde as mesmas possivelmente prejudicariam o cérebro. Os médicos ainda relatam que familiares da paciente já tinham desistido de esperar a recuperação de Marcilene.
       Marcilene agora passará a ter atendimentos com psicólogos e  psiquiatras para uma melhor recuperação. 

Editorial

        O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente.

Liberação de casamento gay


        Sabemos que vivemos em constante transformação, e que uma delas é a mudança de gostos, como por exemplo o interesse por se envolver com pessoas do mesmo sexo.
        Foi bastante discutido em muitos países a liberação de casamento gay, que atualmente foi liberado  em alguns estados aqui do Brasil. Certamente foi difícil chegarem a essa conclusão, pois cada pessoa tem sua opinião com relação a essa situação, e é claro que cada participante da reunião para que essa decisão fosse tomada, tiveram seus argumentos para dar um voto positivo ou não à ideia.
        Mesmo sendo a favor da ideia de que o homem foi feito para a mulher e assim vice e versa, acredito que ter ocorrido essa liberação foi algo bom para as pessoas que amam outras do mesmo sexo, pois a maioria das querem realizar o sonho de casar-se e cada um escolhe o que quer da vida ou não, e não é o impedimento de casamento que vai fazer com que um homem deixe de gostar de um  homem ou de que uma mulher deixe de gostar de uma mulher.

Apólogo

        Gênero alegórico  que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.
- Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social.
- Diferencia-se da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se utilizar de animais como personagens.
- Diferencia-se da parábola pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de agir.

O chinelo velho e o sapato novo


        Dentro de uma pequena sapateira ficavam um par de chinelos velhos e um par de sapatos novos.
        Certo dia o par de sapatos novos disse ao par de chinelos velhos:
        - Você não tem valor algum! As pessoas tem vergonha de sair com você, porque você é velho e feio. Já eu sou lindo e novinho!
        Então, mais que depressa os chinelos velhos responde: 
        - Não me importa se querem sair comigo ou não. O que me importa é que já andei por vários lugares, já evitei vários tombos e já suportei lugares horríveis. Já você, vai provocar muitos calos, ainda vai passar por vários tropeços e com isso tudo ficará velho como eu.

e-mail

        e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

e-mail para Gabi


De: sabrinanunesrodrigues97@hotmail.com
Data: Domingo, 02 de Junho de 2013                                 23:07
Para: gabiesmalte96@hotmail.com
Assunto: Sugestão de livro

             Olá Gabi, gostaria que você me sugerisse livros legais. Gosto muito de Ficção e Terror.
Desde já agradeço!
Beijos

Convite

Carta escrita para convidar uma pessoa.


Convite de aniversário


         Convido você e sua família para minha festinha de aniversário comemorando meus 2 aninhos que será realizada no dia 1 de junho de 2013, na casa da vovó.
Conto com sua presença.

Atenciosamente Maria Ruth

Bula

        Bula é o nome que se dá ao conjunto de informações sobre um medicamento que obrigatoriamente os laboratórios farmacêuticos devem acrescentar à embalagem de seus produtos vendidos no varejo. As informações podem ser direcionadas aos usuários dos medicamentos, aos profissionais de saúde ou a ambos.

Xarope caseiro de limão

Composição: Vidro cheio de limão galego, meio copo de mel e todo o resto completo por açúcar  cobrindo todos os limões.
Informações ao paciente: Depois que os ingrediente foram curtidos, armazenar na geladeira, consumir em dois meses.
Farmacocinética: Age curando a gripe e serve de expectorante.
Indicações: Usar quando estiver gripado.
Conta-indicações: Não consumir quando acabar de se alimentar.
Precauções: Não tomar mais de uma colher de chá do medicamento.
Gravidez: Não contra indicado.
Posologia: Tomar uma colher de chá quando for dormir.
Superdosagem: A superdosagem causa enjoo.

Sinopse

        Sinopse é o resumo de um filme ou livro.

O show de Truman - O show da vida



        Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Sylvia (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.



Memorando


         Um memorando é, na sua acepção básica, um relatório no qual é exposto algo que deve ser tido em conta para um(a) determinado(a) assunto ou ação. Também pode ser um bloco no qual se apontam as coisas que um indivíduo deve recordar.



Agradecimento 



Devo sempre me lembrar de quando meu pai colocava rock para eu ouvir quando criança. Foi a partir daí que formei meu gosto musical.
Não é desclassificando os outros gêneros musicais, mas o rock nos ajuda a ter uma mente aberta, e temos exemplo disso que são as letras de músicas de rock. São letras com sentido e que muitas pessoas só não entendem porque muitas vezes já estão acostumadas a ter tudo explicado e não faz uso do raciocínio.
Neste ponto considero meu pai um herói, pois sem saber me fez uma jovem de mente aberta através de seu exemplo ao ouvir rock.

Receita Culinária

        A receita culinária tem como objetivo informar a fórmula de um produtoseja ele industrial ou caseiro,contando detalhadamente sobre seu preparo. É uma sequência de passos para a
preparação de alimentos.


Cocada Rápida

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado 100 g
Modo de preparo

                Colocar os ingredientes em uma panela, levar ao fogo e mexer até a cocada soltar da panela. Bom apetite.

Entrevista


         Entrevista é a ação e efeito de entrevistar ou ser entrevistado. Trata-se de uma conversa entre duas uma ou mais pessoas com um fim determinado. Pode ter uma finalidade jornalística, para informar o público das respostas da pessoa entrevistada, ou tratar-se de uma conferência de duas ou mais pessoas para tratar ou resolver um negócio.


Entrevista com Bruno Nunes Rodrigues


                Hoje faremos uma entrevista ao Bruno Nunes Rodrigues, 17 anos de idade, estudante do terceiro ano do ensino médio e técnico em informática na empresa Terra Byte Informática.

Entrevistador: Boa tarde Bruno. Qual é sua opinião sobre os avanços tecnológicos?

Bruno: Eu acho bastante interessante, pois ajuda todas as pessoas de alguma forma, desde que sejam usados moderadamente.
Entrevistador: Você acha lucrativa a sua área de trabalho?
Bruno: Sim, pois é uma área que já evoluiu muito e ainda tende a evoluir.
Entrevistador: O que você acha sobre o uso de materiais tecnológicos com relação às crianças?
Bruno: Acho muito importante, pois desde cedo está ajudando na evolução infantil, desde que seja monitorado por um maior responsável, para assim não permitir o uso incorreto dos mesmos.
Entrevistador: Você pretende permanecer trabalhando nessa área ou tem sonhos maiores?
Bruno: Tenho sonhos maiores. Desejo terminar meu curso de inglês e me tornar comandante de linha aérea.
Entrevistador: Muito obrigada Bruno. Terminamos aqui nossa entrevista.

Obituário

        Um obituário é o informe da morte de um indivíduo em particular. Em caso de pessoas famosas, normalmente traz um resumo de suas realizações em vida, com destaque para os episódios que as tornaram notáveis. Pode também ser um simples comunicado publicado em jornais, na forma deanúncio pago ou em seções de utilidades públicas.

José Firisbino

                Morreu em 1 de Junho, aos 100 anos José Firisbino. Mais conhecido com Zezinho, casou-se com Maria Dipirona, teve 10 filhos e 3 netos.
                Familiares relatam que Zezinho era dono de uma lucidez e memória muito invejada. Sempre cheio de ideias e bem disposto, sempre fez o bem ao próximo. Deixa grande saudade aos familiares e amigos.

Parábola

        Deriva do grego parabole (narrativa curta). É uma narração  alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral dahistória).
- A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.
- Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.
- Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.

Fazer o bem não faz mal a ninguém

                Havia uma rainha viúva que tinha duas filhas, Margareth e Sophia. A rainha então ensinou para suas filhas, que o bem deve sempre ser feito. As meninas cresceram  e seguiram caminhos diferentes; Sophia colocou em prática tudo que sua mãe lhe ensinou, porém, Margareth, moça de gênio forte, não seguiu os ensinamentos da rainha.
                Em um belo dia, Margareth passava pelo bosque, quando de repente, se depara com um pobre e jovem lenhador debaixo de um enorme tronco, ele pedia por socorro, porém ela simplesmente olhou e foi embora. Semanas depois, Margareth passava pelo mesmo bosque e vê um grande leão; apavorada, sai correndo e cai num buraco enorme e começa a gritar por socorro; o jovem e pobre lenhador que passava  ali por perto, foi correndo salva-la. Depois de ter sido salva, Margareth agradeceu o rapaz pela ajuda e toda arrependida, pede desculpas por não o ter ajudado quando precisou. E daquele dia em diante, Margareth passou a fazer o bem sem olhar a quem e aprendeu que isso era bom não só para o próximo, mas como para ela também.

Fábola

        Texto literário muito comum na literatura infantil. Fabular= criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada é simples e tem como diferencial o uso de personagens animais com características humanas. Durante a fábula é feita uma analogia entre a realidade humana e a situação vivida pelas personagens, com o objetivo de ensinar algo ou provar alguma verdade estabelecida (lição moral).
- Utiliza personagens animais com características, personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.
- O fato narrado é algo fantástico, não corriqueiro ou inusitado.


Quem avisa amigo é


                Em Lagônia, uma grande cidade do fundo do mar, viviam peixes, cavalos marinhos, e outros bichinhos aquáticos. Essa cidade mesmo sendo grande era muito organizada, pois cada um dos habitantes respeitavam uns aos outros e também a regra principal da cidade, que dizia assim: “Que nenhum morador de Lagônia atravesse o muro  Aquarcts ”.
                Július, um velho peixe sábio, morador de Lagônia, criava seu neto Golis, um peixinho muito agitado, aventureiro e curioso.
                Em um belo dia de domingo, Július precisou sair bem cedo para passar um pouco de seu conhecimento para novos moradores. Deixou então, escrito em um pedaço de papel para seu netinho: “Golis, estou em mais uma missão de repassar o que sei. Fique em casa até eu voltar e lembre-se de tudo que já lhe ensinei.”. Golis já era acostumado a ficar sozinho algumas vezes, e essa seria normal como todas as outras.
                Ao início da tarde, Golis não tinha nada de interessante para fazer, já havia brincado bastante com sua amiguinha Samanta, e queria uma aventura. Então propôs:
                - Samanta, vamos ao muro Aquartics ?
                - Golis, não acho que seja uma boa ideia a gente ir até lá. Você se lembra do que seu avô disse né?
                - Lembro sim! Mas eu nunca fui lá Samanta! Queria conhecer, saber como é toda essa estrutura que nos protege o tempo inteiro. Vamos? Por favorzinho!
                - Ok Golis! Você ganhou!
                Então, Samanta e Golis foram a caminho de Aquartcs. Chegando lá, ficaram impressionados com tamanha estrutura.
                - Samanta, vamos atravessar aqui, para ver o porquê de ter que ficar aqui o tempo todo ? – Diz Golis.
                - Golis, não podemos fazer isso!
                - Samanta, eu vou então. Você fica.
                - Golis, você não pode ir. Lembre-se de tudo que seu avô já falou para a gente. – Insistiu Samanta.
                Golis, todo teimoso foi em direção ao imenso muro, e a insistência de Samanta para voltarem para casa não valeu de nada. Golis colocou uma nadadeira para fora do muro e foi puxado para a parte exterior. Samanta foi logo depressa chamar Július, que ficou desesperado, pois sabia que não conseguiria trazer seu neto de volta, mas mesmo assim foi até o grande muro.
                E a partir desse dia, não se soube mais o paradeiro de seu querido netinho Golis e muito menos ficaram sabendo o motivo de não poder atravessar o muro. Só se sabia então que era perigoso.

Poema

        Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.

Amar


Amar é se doar;
É estar ciente de que se pode decepcionar ou não;
Amar é trazer contigo a simplicidade;
Amar é se arriscar;
Amar é perdoar, cuidar, se preocupar e dar atenção;
Amar é querer bem;
Amar é coisa do coração;
Amar não é bobagem;
Amar é viajar para a terra onde ninguém vai;
Amar é ter coragem.

Crônica

        A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Assassino de sangue frio



                Acaba de ser assassinado em sua residência o Sr. José Francisco. Vizinhos da vítima relatam o possível motivo ser o envolvimento com drogas que o mesmo tinha e uma grande dívida com os traficantes. Ainda não se sabe o paradeiro do assassino.

Conto

        O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção. 


Meia noite de um dia




          Hoje, acordei com uma decisão já tomada. A decisão de acabar com meu namoro de sete meses, para mim esse tempo conta bastante, já que é meu primeiro relacionamento e a primeira pessoa em que começou a dar certo depois de dizer o que sentia. Meu namorado se chama Thaylor, tem 23 anos de idade (três anos mais velho que eu).
          Thaylor e eu sempre conversamos bastante, nunca tivemos alguma discussão, até mesmo porque nesse fato de haver um diálogo flexível entre nós, verdades sempre foram ditas e ambos sempre compreendendo um ao outro.
Mas hoje, hoje, acordei com esse sentido de que devo colocar um fim, é claro que pensei durante o dia inteiro sobre essa situação, é tanto que trabalhei e estudei mais focada nessa loucura do que no que eu fazia.
Ao chegar a tarde, resolvi marcar o encontro para então dialogar sobre o que eu havia refletido durante o dia inteiro. Marquei o encontro no mesmo lugar de sempre, uma sorveteria que eu gosto muito. Arrumei-me bastante para me sentir mais confiante ao conversar com ele, eu já sabia que não seria fácil, pois gosto da amizade que ele e eu temos e não queria perde-la, na verdade, eu gostava do nosso relacionamento no primeiro mês, mas Thaylor mudara muito do segundo mês para cá, a cada dia mais frio ao chegar ao ponto de não me dar tanta atenção.
Às 19:30 hrs chego à sorveteria e o vejo sentado à mesa de costume a me esperar. Fizemos nossos pedidos e enfim chega o momento de coragem. Eu já sabia que se me arrependesse, poderia não ter mais volta.
- Thaylor, tenho algo a dizer.
­­­- Ah amor, também tenho algo a lhe dizer. Posso falar primeiro? É pouca coisa!
Quando ele me chamou de amor, senti um ligeiro frio na barriga, borboletas no estômago, gelei. Porque tudo isso? Porque fazia meses que ele não me chamava assim, fiquei surpresa! Será o que ele tinha a me dizer? Estava ansiosa para saber!
- Sim sim! Pode falar primeiro.
Depois que o respondi, ele fez uma pausa de um minuto. Achei muito tempo, e me veio a cabeça a sensação de que ele me faria a mesma proposta de que pensara.
- Você tem sido um anjo para mim durante todo esse tempo de namoro. Você fez por mim o que muitas não fizeram. Tem tido paciência para lidar comigo, sabendo que eu só conseguia sentir por você um carinho de amizade. E hoje, estava refletindo e percebi que o que sinto por você é amor, amor de verdade.
Fiquei paralisada, olhando no fundo dos olhos dele. Pude enxergar nesse momento toda a sinceridade de suas palavras soando tão surpreendentes ao som de sua voz. É, como Thaylor disse, ele realmente só sentia por mim um carinho de amizade. Eu sempre o compreendi, porque desde o início de nosso relacionamento, ele dissera que havia sofrido com um relacionamento anterior que fora conturbado, e isso fizera com que o deixasse incrédulo com o amor. Mas mesmo diante disso tudo eu fui esperançosa e paciente.
- Eu te amo meu amor! Quero estar sempre ao seu lado. _disse Thaylor me tirando dos dois minutos paralisada de raciocínio.
- O que você queria me dizer minha bela?
Foi nesse momento que relembrei o que havia pensado durante o dia todo. Achei melhor não dizer, pois tentar continuar para mim, no momento, pareceu favorável.
- Ah, eu queria te dizer que te amo muito! E que serei sempre paciente com você.
Ao sair da sorveteria damos uma volta pelo parque. Conversamos bastante, mas foi diferente. Estávamos mais animados. Hoje foi diferente, o diferente que eu queria.

E agora acabo de chegar do nosso encontro, são 00:00 h. Estou muito feliz! Agora, só me resta esperar pelo que virá futuramente, sem planejar nada, claro! Porque toda surpresa é maravilhosa!