domingo, 2 de junho de 2013

Apólogo

        Gênero alegórico  que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.
- Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social.
- Diferencia-se da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se utilizar de animais como personagens.
- Diferencia-se da parábola pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de agir.

O chinelo velho e o sapato novo


        Dentro de uma pequena sapateira ficavam um par de chinelos velhos e um par de sapatos novos.
        Certo dia o par de sapatos novos disse ao par de chinelos velhos:
        - Você não tem valor algum! As pessoas tem vergonha de sair com você, porque você é velho e feio. Já eu sou lindo e novinho!
        Então, mais que depressa os chinelos velhos responde: 
        - Não me importa se querem sair comigo ou não. O que me importa é que já andei por vários lugares, já evitei vários tombos e já suportei lugares horríveis. Já você, vai provocar muitos calos, ainda vai passar por vários tropeços e com isso tudo ficará velho como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário